Vendas 2022 - Afinal o mercado está bom ou ruim?
A resposta não é tão simples, pois as duas alternativas refletem o que muitas empresas de TI estão vivenciando nesse momento.
Para muitos o mercado simplesmente parou. Para outras o mercado continua aquecido e promissor, mas então o que está acontecendo?
A economia em geral está meio bagunçada, taxa de juros na estratosfera novamente para segurar a inflação. A guerra na Ucrânia e Rússia gerando falta de determinados itens. A China novamente gerando falta de componentes eletrônicos. O aumento dos combustíveis gerando pressão nos custos logísticos. Para ajudar no Brasil temos as eleições e copa do mundo no final do ano (graças a Deus).
Será isso então? Também, mas longe de ser tudo. As empresas de tecnologia estão precisando incorporar mais o espírito comercial. Em algumas empresas o "técnico" ainda prevalece sobre o "comercial" e é aí que várias variáveis são esquecidas quando avaliamos a performance.
O que faz uma empresa ter ainda menos performance nesse momento conturbado? São muitas situações, mas destamos:
Produto defasado em tecnologia
Produto defasado em regras de negócio
Falta de soluções inovadoras
Fraca proposta de valor
Baixa capilaridade
Força de vendas despreparada
Falta de casos de sucesso (implantações não impactantes no negócio dos clientes)
Inexistência da força da marca
Falta de clientes torcedores
Falta de segmentação gerando ofertas que não atende bem determinado grupo de clientes
Excesso de segmentação gerando falta de leads
Erros grosseiros na estratégia e processos de marketing
Materiais de marketing satisfazem mais os gestores de marketing do que efetivamente apoiam os vendedores nas vendas
É lógico que num momento onde a economia está enfraquecida que erros como este agravam ainda mais a performance. Fica a pergunta: como está sua empresa perante as situações acima?
Comments