Prefiro o velho "mascate" ao vendedor "closer"
Acredito que temos que voltar no tempo e contratar alguns mascates, pois do jeito que está...
Confesso que estou ficando bem chateado com o que estão fazendo com alguns vendedores, principalmente os chamados "closer".
Explico.
É sabido que há momentos de maré baixa e alta nos negócios. Na maré alta, o vendedor closer, aquele que recebe a oportunidade em suas mãos e vai conduzir o processo para o fechamento, consegue contribuir, mas no momento de maré baixa, literalmente ele não serve para nada, aliás serve sim: serve como custo de estrutura, isso é um verdadeiro absurdo.
Vejo gestores orgulhosos de apresentarem seus vendedores "closers", sinceramente? Eu não ficaria não, pois assim que o funil de vendas encolhe, os números comerciais não caem...eles despencam e os "closers" nada farão, aliás farão sim, serão solidários na dor ou seja, irão chorar junto.
Francamente, isso está acabando com vários profissionais de vendas, eles não querem mais prospectar, acham essa atividade de baixo nível (QUE?) e é por isso que digo que os mascates podem ser melhores, pois eles não param de procurar potenciais clientes.
Então, você que está lendo este artigo não contribua mais para a proliferação deste tipo de vendedor e se por ventura é um deles imagine o time de prospecção sofrer uma baixa ou passar por um período bem ruim no agendamento de novas reuniões por alguma razão qualquer. Ah, você pode pensar: "mas ainda restam as oportunidades que recebe via inbound marketing", certo? Imagine que estas também baixaram. Nesse momento você pode estar pensando que estou sendo catastrófico. Amigo ou amiga, não estou sendo não e isso vem acontecendo por aí, viu? E não queira passar por uma situação assim, pois é péssimo.
Prospectar, despertar o interesse e conduzir o processo é a obrigação de todo o vendedor. Ele precisa ser autônomo, como se fosse uma distribuidor, uma revenda ou representante, sem depender de nada e de ninguém. Foi assim que eu e mais um batalhão de vendedores fomos criados e muitos se tornaram empresários justamente por isso.
Se você é empresário e está implementando a famosa "máquina de vendas" tenha cuidado para não acabar com a essência de um bom vendedor, pois essa estratégia é apenas uma estratégia e não "a estratégia salvadora", já tem "n" empresas que se decepcionaram e criaram profissionais de vendas que infelizmente são imprestáveis em momentos de crise e para quem tem empresa a mais de 5 anos sabe muito bem que vez por outra a elas aparecem para nos testar...
Viva o mascate!
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