O mercado só nos dá uma opção: continuar crescendo
Não temos a possibilidade de parar. Nunca estará bom. O crescimento nem precisa ser um desejo ou uma diretriz, ele é uma lei. Obviamente é importante saber quanto sua empresa e seus concorrentes cresceram para que meça seu posicionamento estratégico.
Ano que vem completamos 20 anos prestando consultoria apenas para empresas do setor de tecnologia e literalmente todas as empresas que conhecemos que não seguiram esta lei, ficaram pelo caminho.
É assim com os profissionais. Não importa a área que for, ficou desatualizado, está fora do jogo do mercado. Os impactos com as empresas são maiores por causa do ecossistema que é prejudicado quando uma empresa perece.
O que tem impedido o crescimento das empresas de tecnologia? São várias razões, mas iremos relacionar os principais pontos.
De uma lista relativamente grande de pontos, destacamos:
baixas taxas de crescimento (por si só já é uma grande armadilha)
defasagem tecnológica
estagnação dos produtos (ausência de plano de produto ou baixa implementação - produtos desatualizados)
alto churn de clientes (não há fidelização)
perda de talentos internos
perfil da empresa altamente técnico e pouco comercial
falta investimento na área comercial (real desinteresse de gestores)
Procrastinação em ações de reversão do quadro de crescimento (problemas reconhecidos, mas não se tomam ações efetivas)
marca desconhecida e sem ações de branding e
falta de mestria na execução dos processos comerciais
Faça uma reflexão e não esqueça: "quem não cresce, falece"!
Comments