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Não fuja de seu propósito



Tudo tem seu preço, certo? Mas muitas vezes o que se recebe, não vale! Jamais comercialize o propósito de sua empresa.


Um dos pontos mais importantes para que qualquer empreitada dê certo nos dias atuais, é mantermos o foco em nosso propósito, pois ele sendo bom, nos ajuda a manter e fazer nossas empresas crescer. Muita gente não dá a mínima para o propósito da empresa, acha tolice ou coisa de teórico e existem razões para acharem isso, algumas:


  • nunca foi realmente colocado em prática por executivos, empresários ou empreendedores (foi só uma intenção)

  • foi realmente muito mal elaborado (não faz sentido)

  • tinha força em determinado período, mas aos poucos não resistiu aos problemas do dia a dia e

  • ficou restrito a poucas pessoas que não conseguiram divulgá-lo adequadamente


Independente da razão gostaria de reforçar que ele tem muita força, mesmo quando ele não está sendo praticado e nesse caso, a força é negativa.


O profissional Kotler (um dos papas do marketing mundial) já afirmou a muitos anos atrás que o mercado como um todo iria começar a cobrar de forma mais intensa o propósito das empresas, pois as pessoas de forma em geral: parceiros de negócio, funcionários e clientes iriam entender se o propósito da empresa era aderente aos seus propósitos pessoais e aqui é o CNPJ se misturando com o CPF.


Não é a "frase bonita" dependurada num quadro da empresa ou exposto no site ou nos materiais de marketing que vai fazer a diferença, mas sim as atitudes das pessoas que colaboram a favor ou contra o propósito verbalizado, escrito e divulgado.


O propósito contribui positivamente ou negativamente para os negócios dependendo da leitura do mercado, então não podemos ficar em cima do muro quanto a esta questão. Pode ser que o propósito precisa ser revisto, mas que seja. O que não podemos fazer é deixar nossas empresas sem ele, a coisa toda pode ficar meio sem sentido e aí não há razão para que o mercado se sinta atraído por querer trocar energia com a empresa e simplesmente poderá esquecê-la e se isso acontecer, podemos dar adeus ao crescimento.


O propósito tem o poder de fidelizar talentos humanos e clientes, depende única e exclusivamente de nós!

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