Não fuja de seu propósito
Tudo tem seu preço, certo? Mas muitas vezes o que se recebe, não vale! Jamais comercialize o propósito de sua empresa.
Um dos pontos mais importantes para que qualquer empreitada dê certo nos dias atuais, é mantermos o foco em nosso propósito, pois ele sendo bom, nos ajuda a manter e fazer nossas empresas crescer. Muita gente não dá a mínima para o propósito da empresa, acha tolice ou coisa de teórico e existem razões para acharem isso, algumas:
nunca foi realmente colocado em prática por executivos, empresários ou empreendedores (foi só uma intenção)
foi realmente muito mal elaborado (não faz sentido)
tinha força em determinado período, mas aos poucos não resistiu aos problemas do dia a dia e
ficou restrito a poucas pessoas que não conseguiram divulgá-lo adequadamente
Independente da razão gostaria de reforçar que ele tem muita força, mesmo quando ele não está sendo praticado e nesse caso, a força é negativa.
O profissional Kotler (um dos papas do marketing mundial) já afirmou a muitos anos atrás que o mercado como um todo iria começar a cobrar de forma mais intensa o propósito das empresas, pois as pessoas de forma em geral: parceiros de negócio, funcionários e clientes iriam entender se o propósito da empresa era aderente aos seus propósitos pessoais e aqui é o CNPJ se misturando com o CPF.
Não é a "frase bonita" dependurada num quadro da empresa ou exposto no site ou nos materiais de marketing que vai fazer a diferença, mas sim as atitudes das pessoas que colaboram a favor ou contra o propósito verbalizado, escrito e divulgado.
O propósito contribui positivamente ou negativamente para os negócios dependendo da leitura do mercado, então não podemos ficar em cima do muro quanto a esta questão. Pode ser que o propósito precisa ser revisto, mas que seja. O que não podemos fazer é deixar nossas empresas sem ele, a coisa toda pode ficar meio sem sentido e aí não há razão para que o mercado se sinta atraído por querer trocar energia com a empresa e simplesmente poderá esquecê-la e se isso acontecer, podemos dar adeus ao crescimento.
O propósito tem o poder de fidelizar talentos humanos e clientes, depende única e exclusivamente de nós!
Comentarios