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Não adianta querer agradar: Resolva



É claro que todos lutam para reter seus clientes e se utilizam de técnicas para estreitar o relacionamento, mas há casos que elas simplesmente não funcionam e pior, elas agravam o relacionamento levando a um desgaste difícil de se contornar.


No momento que a oferta ou serviço deixa de funcionar corretamente e começa de alguma forma a atrapalhar a operação do cliente, é o momento que se deve assumir a autoria do erro e fazer de tudo para resolvê-lo e não tentar contorná-lo.


É da natureza do ser humano, praticamente instinto, tentar se proteger não assumindo diretamente a autoria de quaisquer problemas. Assumir um erro significa se expor de maneira negativa a um grupo de pessoas e quem gosta disso?


A tendência natural considerando o aspecto "proteção individual" é tentar argumentar tentando minimizar os impactos do problema e isso só faz piorar as coisas. O cliente se sente literalmente "enrolado" e aí anos de relacionamento podem ser colocados em xeque.


Nós não gostamos dessa atitude, certo? Então por que agir dessa forma?


Estamos com problemas? Vamos assumir! É difícil de resolver? Vamos dizer! Teremos que contornar e isso irá gerar transtorno para o cliente provisoriamente? Que seja! Mesmo assim ele pode não esperar pela solução definitiva? Infelizmente sim!


Independente de conseguirmos reter o cliente, fizemos a única coisa que deveríamos fazer: falar a verdade sem mais delongas. Existe força quando falamos a verdade, pois qual empresa não enfrenta problemas? É claro que todas enfrentam e isso inclui a empresa do próprio cliente.


O que acontece, é que muitas empresas não proporcionam boas experiências a seus clientes mesmo com anos de relacionamento e aí quando surge um problema, ele toma uma proporção maior porque talvez seja a oportunidade que o cliente encontra de se livrar da parceria.


É claro que é melhor resolver o problema o mais rápido possível "sempre" e agir preventivamente para que o cliente goste de fazer negócios com a empresa e assim tornando-se mais compreensivo no momento de esperar por soluções.

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