Ninguém acerta sempre, nem Peter Drucker?
Para quem teve qualquer contato com a área de Administração de Empresas sabe quem é Peter Drucker, ele só é considerado o "Pai da Administração Empresarial".
Ele é praticamente sinônimo da palavra administração de empresas e por isso mesmo conhecido no mundo inteiro. Nascido na Áustria, acreditava que o trabalho do administrador é planejar, organizar, ajustar, medir e formar pessoas. Em suma, para ele “administração é fazer as coisas direito”. Ou seja, ele enxergava essa área como necessária para o bom funcionamento de qualquer empresa ou organização.
Um dos mais renomados profissionais de negócios, se não o maior, que o mundo já conheceu, mas nem ele escapa dos deslizes...
Sim, inacreditavelmente ele andou cometendo uma gafe, que confesso, acabei tomando conhecimento a pouquíssimo tempo.
Um verdadeiro gênio, mas alguma coisa acabou o influenciando para ele falar tamanha barbaridade. É realmente é difícil de acreditar que ele tenha cometido tamanho equívoco.
Ele simplesmente disse que, pasmem, "vendas era uma função supérflua".
Incrível, não é? Mas ele disse isso mesmo. A anos o mercado compara vendas a uma locomotiva de um trem, ou seja, ela é que puxa os demais setores da empresa (ou vagões no caso de um trem).
E como é difícil encontrar bons profissionais de vendas em nosso segmento, não é mesmo? E olha que reclamamos da falta de técnicos especializados que efetivamente resolvem nossas demandas. Diria que bons profissionais de qualquer setor é difícil de encontrar, eles se resumem a um punhado de gente.
O mercado está cada vez mais competitivo exigindo profissionais muito mais preparados e estes simplesmente "nós não encontramos", precisamos desenvolver e muitas empresas não tomam nenhuma atitude quanto a isto.
Se Drucker estivesse vivo convivendo com o mercado do jeito que está, num primeiro momento iria pedir um milhão de desculpas pelo "pequeno" deslize que comentou e iria estar nos incentivando a desenvolver nossos vendedores.
Assim como há a escassez de bons programadores, existe a falta de bons vendedores, profissionais que efetivamente dominem os processos de persuasão seja no aspecto humano e técnico, o foco está em construir um time de vendedores mantê-los.
Grandes empresas do nosso segmento, estão cometendo gafes incríveis, praticamente expulsando os bons profissionais de vendas de suas organizações e isso é bom para as demais empresas que ainda mantém a sanidade quanto a desenvolver e manter um time de qualidade.
Comments