top of page
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Mais uma prova que dinheiro não é tudo



Irei comentar sobre 02 itens neste post, um relacionado a situação atual da Linx e o outro sobre a minha experiência pessoal recente em um cliente investido para aproveitar e fortalecer os cuidados quanto a investimentos sem uma boa estratégia.


Situação atual da Linx


Talvez já saibam, mas é bom reforçar: a Linx é líder em soluções de tecnologia para o varejo no Brasil e foi vendida para a Stone, por quase 7 bilhões de reais. A Stone, que dispensa comentários, não conseguiu entender o mercado e colocou a Linx a venda e quem comprá-la provavelmente irá pagar bem menos. Dizer que não há sinergia entre a Linx e a Stone, não é uma verdade, pois tecnologia e varejo as une fortemente, mas a coisa deu errado. Com certeza o dia a dia da operação da Linx e da Stone são muito, mas muito diferentes e antes que a coisa piore ainda mais, a Stone está tomando a ação que considera muito pertinente para o momento.


Experiência em cliente investido


Recentemente tive essa experiência como consultor. Um cliente recebeu um alto investimento e acabou aceitando um plano de crescimento bastante agressivo em troca do valor aportado. Amigos…a coisa foi bem ruim. Eu estive com eles por algum tempo, viraram um caso de sucesso, mas a replicação dos ganhos obtidos com o projeto não foi boa por algumas razões, mas a fundamental foi que faltou conhecimento do time para tocar o projeto. Não houve tempo suficiente para deixar as pessoas contratadas “tecnicamente prontas” para que pudessem cumprir com as ações necessárias, em suma: tinha dinheiro, tinha gente, mas faltava capacitação a altura porque a curva de aprendizado foi bem mais longa do que se desejava.


Precisamos no mínimo fazer uma reflexão sobre isso, pois dinheiro começou a ser um ativo com acesso facilitado. Ele precisa de uma estratégia vencedora, pois sem ela, o projeto tem grandes chances de “bater na trave”. A única coisa que aumenta as chances de sucesso é efetivamente um plano de negócios que contenha o maior número de variáveis possíveis onde as oportunidades possam ser bem aproveitadas e os impactos dos riscos minimizados.


Comments


Post Único: Blog_Single_Post_Widget
bottom of page