Kotler - 10 pecados do marketing - o setor não é eficiente e/ou eficaz
Sinais que algo está errado:
O líder não parece ser eficaz
Falta implementar as novas competências do marketing e
Existe um mal estar entre o marketing e outras áreas
O líder não parece ser eficaz
São três funções básicas esperadas dos responsáveis pelo marketing (no C Level: CMO - Chief Marketing Officer):
Saber contratar, definir altos padrões de desempenho e acompanhar (orientar) o atingimento desses padrões
Conquistar a confiança dos demais líderes da empresa para que todos saibam que são corresponsáveis por servir e satisfazer os clientes e
Interagir com o CEO respondendo as metas corporativas.
Falta implementar as novas competências do marketing
É importante que as competências abaixo sejam adquiridas pela equipe:
posicionamento
gestão de ativos de marcas
gestão do relacionamento com os clientes
database marketing
gestão de relacionamento com parceiros
web marketing e
marketing de experiência do cliente
Existe um mal estar entre o marketing e outras áreas
A área de marketing deve ter a habilidade de envolver as demais áreas da empresa conscientizando da importância de todos trabalharem para o desenvolvimento de uma empresa centrada no cliente.
Comments