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Kotler - 10 pecados do marketing - Monitore melhor seus concorrentes

  • Foto do escritor: Isley Roberto Schroeder
    Isley Roberto Schroeder
  • 23 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

Observe os sinais que provam que sua empresa não monitora corretamente a concorrência. Sua empresa:

  • Se concentra nos concorrentes próximos ou errados

  • Não monitora as tecnologias disruptivas

  • Não tem um processo/sistema de coleta de informações

Se concentra nos concorrentes próximos ou errados


Existe uma espécie de "rixa" entre determinados segmentos/empresas. Aqueles que foram "eleitos/aceitos" como concorrentes são monitorados e quem não está (e são alguns...) literalmente conseguem crescer com menos concorrência.


Não monitora as tecnologias disruptivas


Outra situação comum acontece quando a empresa não vê que sua solução corre o risco de vida com o surgimento de outras tecnologias. Em todos esses anos de consultoria, infelizmente vimos isso acontecer com certa frequência. Um caso nos chamou muito a atenção. A empresa foi visitar um cliente(fazia tempo que não fazia isso...) e quando lá chegou foi comunicada que o solução estava sendo desligada, pois não era mais necessária. Com espanto, foi verificado que realmente ela não precisava mais, pois a principal caraterística do produto não tinha mais razão de ser com a implementação de uma outra solução (ainda um pouco desconhecida no mercado) que mudava o jeito de se trabalhar (disrupção). Excelente cliente foi perdido, não restava mais nada a fazer.


Não tem um processo/sistema de coleta de informações


Normalmente as empresas "sabem" o que acontece com seus concorrentes, mas não monitora. Isso literalmente é um absurdo, pois muitas estratégias podem ser implementadas com base na concorrência. Muitas ações da concorrência aparentemente inofensivas tem o poder de gerar muitos estragos no mercado.


O que deve ser feito


  • Crie uma área de inteligência de negócios e nomeie um responsável

  • Contrate profissionais da concorrência

  • Mapeie corretamente os concorrentes sem menosprezar ninguém por mais inofensivo que pareça

  • Fique atento a tecnologias que podem substituir suas soluções

  • Se tiver que imitar a concorrência para manter seu negócio, não tenha pudores e faça.

 
 
 

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