Kotler - 10 pecados do marketing - ineficiência na construção da marca e comunicação na empresa
Sinais que algo está errado:
Seu público-alvo não conhece a empresa
Sua marca não é percebida como diferenciada e superior a outras
Sua empresa destina praticamente os mesmos recursos às mesmas ferramentas de marketing anualmente e
Faz pouca ou nenhuma análise de ROI sobre as campanhas
Os sinais acima são autoexplicativos, vamos então apontar soluções:
Melhore as estratégias de construção de marca
Direcione investimentos para ferramentas de marketing que apresentem eficácia constante
Mensure o retorno de suas ações mercadológicas
Melhore as estratégias de construção de marca
Imediatamente podemos pensar que a solução seria o investimento em propaganda, certo?
Mas, existem outras estratégias que precisa correr em paralelo ou esses investimentos podem piorar a situação, ou seja, a empresa passa a ser nacional ou internacionalmente conhecida como um empresa "ruim".
Entre outras estratégias, temos que ter:
Produto tecnologicamente atualizado
Produto com visual adequado
Produto de fácil manuseio
Serviços de excelência (pós-venda) e
Confiabilidade
Isso faz com que o boca a boca, ainda forte estratégia de divulgação seja fortalecido, assim, quando pensamos em comunicação massiva, ela simplesmente irá replicar e fortalecer o que já é sabido por parte do mercado.
Direcione investimentos para ferramentas de marketing que apresentem eficácia constante
Onde iremos destinar nossa verba:
Televisão aberta
Televisão fechada
Feiras e eventos
Mídia impressa
Mídias digitais
Não existe uma regra, a regra é investir e entender quais o canais são mais aderentes a nossas ofertas
Mensure o retorno de suas ações mercadológicas
Não podemos mais embasar nossas decisões de investimentos em marketing com base em percepções ou em ações tipo: cópia/cola da concorrência. Temos que medir o resultado. Mas, escolher "o que iremos medir" é muito importante. Podemos ter ações que esperamos simplesmente um aumento do mind share e não efetivamente um retorno financeiro.
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