Kotler - 10 pecados do marketing - A empresa não é suficientemente focada no mercado
Como saber se sua empresa comete este pecado mortal? Observe os seguintes sinais:
• Identificação deficiente dos segmentos
• Priorização insuficiente
• Falta de gerentes especializados
E como saber se estamos agindo da forma correta nos três sinais acima?
Identificação deficiente dos segmentos de mercado
Aos sermos perguntados sobre para quem vendemos, não podemos dizer: “para todos”, impossível atualmente acreditarmos nessa resposta.
Trabalhar nichos é condição de sobrevivência. Por mais genérica que sua oferta seja, ela sempre terá melhor desempenho em determinados segmentos de mercado.
Logo: SEGMENTE
Priorização insuficiente dos segmentos
Um problema grave acontece quando não avaliamos a real atratividade de cada segmento de mercado. Se isso não for feito, acabaremos alocando recursos de forma errada para atender os segmentos de mercado e o retorno sobre os investimentos pode ser extremamente baixo.
Logo: ANALISE A ATRATIVIDADE/RENTABILIDADE DE CADA SEGMENTO
Falta de gerentes especializados
Os segmentos mais atraentes, aqueles que priorizamos, deve ter um responsável para que ele possa canalizar esforços e analisar a efetividade das ações garantindo que a empresa obtenha o melhor posicionamento de mercado.
Logo: DEFINA UM RESPONSÁVEL PARA CADA SEGMENTO PRIORITÁRIO
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