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Geração de leads - Cada dia mais difícil - Estatísticas





Pessoal, talvez alguns não tiveram a oportunidade de ver a pesquisa publicada pela empresa Leadster que trabalha com chatbot e IA a respeito da geração de leads.


Parece muito bem feita e consistente. Utilizaram quase 3 mil sites, com 147 milhões de acessos e mais de 3 milhões de leads gerados considerando 17 segmentos de mercado, tanto do mercado B2B como B2C. Realmente é um número interessante.


A questão aqui é: "Como está a geração de leads através do site considerando os vários canais pelos quais estes leads chegam".


Irão confirmar o título deste artigo, realmente as taxas de conversão são absurdamente baixas alertando para todos que não podemos investir todas as nossas fichas ($) em estratégias de inbound marketing. E não quero com isso denegrir a imagem do inbound, absolutamente, pois por alguns anos acabei sendo um canal de distribuição de sistemas de inbound, o alerta está em se ter a correta percepção do que ele pode e o que não pode fazer. Há profissionais que se dedicam 100% a este tipo de estratégia e por isso a defendem a qualquer preço, o que não é o nosso caso, pois defendemos sempre a utilização de diversas técnicas para obtenção de leads. Nunca, mesmo implementando estratégias de inbound nas empresas, pedimos para concentrar 100% do orçamento nesse tipo de estratégia, somos adeptos do ditado que diz: "nunca coloque todos os ovos na mesma cesta" para qualquer coisa, não apenas para geração de leads.


O dado não é muito animador, pois as taxas de conversão não são apenas baixas, mas tem caído um pouquinho a cada ano.


Mediana geral


Sem considerar segmentações, a taxa de conversão era de 3,81% agora está em 3,15% sendo que a taxa infelizmente tem caído.


Mediana segmento de software


Se olharmos a taxa de conversão do segmento de software, ela também tem caído, em 2023 era de 2,43% agora está em 2,10%.


Mediana Ads


O linkedin ads foi o que obteve o melhor desempenho, a taxa de conversão foi de 4,64%, o facebook (meta ads) de 3,78% e o Google ads obteve 2,22%.


Volume de acessos ao site


O canal campeão foi o "orgânico", 42% dos visitantes chegam por esse canal, o que evidencia os investimentos das empresas em inbound marketing são necessários.


Volume de leads (o mais importante)


O Google Ads é o que mais gerou leads para as empresas de software correspondendo a quase 30% dos leads gerados. Em segundo lugar vem o canal Orgânico com quase 15% e depois os demais canais.


Conclusão


Mesmo as taxas de conversão sendo baixas, temos que continuar investindo na geração de leads utilizando as ações orgânicas e pagas sabendo que os resultados serão dentro das taxas acima apresentadas, jamais menosprezando outros formatos de geração de leads, como é do acesso a listas para a abordagem ativa e participação das tradicionais feiras e eventos.


Ps.: As taxas aqui apresentadas sofrem algumas variações para outros segmentos de tecnologia e serviços, mas não mudam muito o quadro apresentado, logo, a conclusão vale aqui também.

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