top of page
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça a diferença "de fato" nos seus clientes




Obviamente esse conceito é bastante conhecido por todos. Lógico que ninguém quer tratar mal seus clientes, pelo menos de forma consciente, mas tratar o cliente bem já não é mais suficiente. Tratar bem acima de tudo, é uma questão de educação familiar. Claro que existem empresas que não conseguem fazer bem isso por diversas razões abrindo espaço para concorrentes, mas não é sobre isso que esse artigo trata, é sobre ir muito, mas muito além de tratar o cliente como rei.


Com o nível de concorrência que chegamos é necessário que "FAÇAMOS A DIFERENÇA" na vida de nossos clientes. Temos que ter uma forma de quantificar essa diferença para mostrar para nós mesmos (nosso time) e para os clientes o quanto somos importantes.


Nós da área de tecnologia estamos com a "faca e o queijo na mão" para fazermos isso, mas como regra geral, não fazemos. Somos especialistas em lidar com um dos maiores ativos do planeta, a informação, e não nos utilizamos dela para nos apoiar nessa estratégia e o que na prática acontece? O atualmente denominado "churn", o cliente vai embora.


Não adianta apenas a área de suporte e/ou CS atuar (Customer Success), é necessário mais, precisamos "quantificar" os ganhos de nossa relação. E essa estratégia inicia no processo de vendas, passando pela implantação e depois pelo pós-venda com os processos citados acima.


Somos técnicos, mas no aspecto tecnologia, não no aspecto de negócios e é isso que nos falta. Os ganhos que a tecnologia oferece são absurdos e completamente mensuráveis e por falta de uma melhor visão, não nos utilizamos destes dados.


Nossas vendas vem com benefícios padrões, nossas implantações são altamente técnicas: cadastros, parâmetros, rotinas, etc... nada gerenciais e o pós-venda infelizmente quase sempre é bem fraquinho.


Felizmente temos tudo em nossas mãos para mudar rapidamente, o que as vezes não temos tão facilmente, é uma boa estratégia para fazer isso.


É urgente a necessidade de consolidarmos nossa relação com nossos clientes e a fidelização só ocorrerá, se a relação fizer sentido "de fato" e compreendida através das métricas numéricas que apresentamos para nossos clientes.


Reflita sobre isso.

Comments


Post Único: Blog_Single_Post_Widget
bottom of page