Como a empresa de tecnologia tradicionalmente se valoriza?
Muitos se perguntam: "quanto vale a minha empresa". Existem vários métodos utilizados para calcular o valor das empresas, mas aquele que dedicar um tempo e pesquisar na internet, irá encontrar essa resposta muito rapidamente.
Há um padrão facilmente identificado e basta tomar ciência das últimas compras que grandes empresas fizeram e que divulgaram os valores negociados.
Uma empresa tradicional de tecnologia é comercializada em média entre 1,5 e 3 vezes seu faturamento anual.
Há exceções, mas para empresas tradicionais o padrão é esse mesmo. Digo empresas tradicionais, porque startup tem outra forma de avaliação e há empresas tradicionais que possuem algum "interesse estratégico", por exemplo: canais de distribuição, tecnologia embarcada ou carteira de clientes que fazem com que o investidor invista mais capital.
Claro que há condições necessárias para que a empresa atraia a atenção dos investidores, citamos:
Faturamento
Market share
Canais de distribuição
Curva de crescimento da receita
Ebitda
Lucro líquido
Tecnologia
Qualidade dos clientes e
Número de clientes
O que observamos é que empresas tradicionais que faturam menos de um milhão por mês não chamam muito a atenção, pois uma empresa tradicional normalmente já tem alguns anos de mercado e se pressupõe que deveria ter atingido esse patamar e está encontrando dificuldades de crescimento.
Se olharem com bastante atenção há dois fatores fundamentais que proporcionam essa valorização: tecnologia e vendas. Com exceção da tecnologia, a venda proporciona a melhora em praticamente todos os indicadores acima. Se você faz uma boa gestão, vender mais proporciona melhorias no: faturamento, crescimento da receita, ebtida, lucro líquido, market share e número de clientes.
Logo: não importa o motivo que você tenha para desejar que seu negócio valorize: a resposta é simples: IMPULSIONE AS VENDAS. Até porque, há um ditado que diz: "quem não cresce falece". Ou você cresce, ou seus concorrentes irão fazer esse favor por você.
Como está sua estratégia e a qualidade dos recursos para sua empresa vender mais? Pois não adianta ter uma boa estratégia e uma qualidade ruim de vendedores e o contrário também é verdadeiro.
Reflita!
Коментарі