Canais de distribuição - Virando a mesa
Num determinado momento de minha vida, fui canal de distribuição de uma grande empresa (por quase 10 anos) até a aquisição pela Totvs.
O desempenho foi relativamente interessante: tínhamos mais de 100 colaboradores, 03 escritórios, gerenciávamos 02 estados, enfim, existia prosperidade,mas nem tudo eram flores e um dos pontos que em determinados momentos nos incomodava era a relação com o desenvolvedor.
Na nossa percepção, muitas vezes era uma relação autoritária e obviamente não gostávamos, mas sabíamos que não éramos os únicos.
Agora com o passar dos anos, o mercado mudou sua configuração, e a relação do desenvolver com seus parceiros também está passando por uma transformação, pois o canal de distribuição passa de papel coadjuvante para principal dentro do ecossistema empresarial.
As empresas que não se adaptarem a esse novo momento irão acabar perdendo seus melhores parceiros. O tratamento entre as empresas precisa ser extremamente profissional, essa é a grande mensagem.
As empresas que querem canais de distribuição precisam saber entender as dificuldades de seus parceiros para poder apoiá-los em seu desenvolvimento.
A relação precisa ser próspera e sadia para ambos. Autoritarismo não se aplica mais. Hoje, há opções para todos. É claro que tanto a empresa como seu parceiro precisam ser "profissionais", não é uma questão de ser "bom" ou "ruim" (ruim no sentido de extremamente rigoroso).
Precisa acabar com aquela impressão que alguns canais de distribuição possuem de que as empresas detentoras da oferta estão fazendo quase que um favor deixando-os representá-los. Aqui está o absurdo.
Equilíbrio, sensatez e unidade, eis a resposta para um ecossistema próspero.
Comments