As vezes é simples mesmo
No processo comercial, seja de contas novas ou na base de clientes, está mais do que óbvio que temos que entender as necessidades dos demandantes, correto?
Esse lance de "entender" o que se precisa é vital para que possamos ofertar algo que faz sentido para o potencial ou para o cliente. Mas os erros aqui são muitos acarretando perdas, vendas que geram passivos ou até o temível churn.
No mercado B2B, o entendimento do que se precisa é levado muito a sério pelos bons profissionais da área comercial e existem várias técnicas que são aplicadas para alcançar esse propósito, umas melhores, outras nem tanto, mas bem ou mal procura-se identificar as necessidades que muitas vezes possuem um nível médio ou alto de complexidade. Essa complexidade muitas vezes "cega" os profissionais para o que é "simples" e é aí que alguns profissionais literalmente perdem a oportunidade de se destacar.
Não é porque é "simples" que é "menos valioso". Alguns profissionais entendem que quanto mais resolvermos coisas complexas, mais iremos nos destacar e isso não é verdade. Existem muitas coisas complexas de se resolver que efetivamente não vale muita coisa para o prospect ou cliente, já existem uma série de demandas simples que quando resolvidas geram muito valor.
Vamos considerar todas as demandas sejam elas simples ou complexas, pois o valor está no efeito gerado ao apresentarmos uma solução para elas independentemente do nível de complexidade.
As vezes é simples mesmo!
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