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Capital humano - O papel da Andragogia


Uma das atividades que mais fazemos (ou deveríamos fazer) nas empresas de tecnologia é educar nosso time, seja em produto, governança, tecnologia ou na gestão de relacionamento com clientes, colaboradores e terceiros.

Quando necessitamos passar uma informação muitas vezes utilizamos métodos errados, ou seja, nos utilizamos dos métodos propostos pela Pedagogia (ensino de crianças).

A questão é que não servem para ensinar adultos, pois o adulto já possui uma barreira natural que são seus conhecimentos teóricos e práticos advindos de sua experiência pessoal.

Crianças "aceitam" mais facilmente as coisas justamente por não terem ainda a vivência que lhes permita comparar e julgar informações.

Parece óbvio não é? Mas infelizmente nós como profissionais acabamos por utilizar estas mesmas técnicas que são capazes de por fim ao nosso nobre objetivo de ensinar ao nosso time novos conceitos.

Temos que nos utilizar da Andragogia que passa pelas seguintes etapas:

  • Exposição da informação

  • Debate

  • Reflexão

  • Busca de informação

  • Aceitação

  • Uso da informação

  • Performance

  • Incorporação

Essas etapas podem ser mais resumidas ou ainda mais detalhadas conforme a linha de aprendizagem de determinados instrutores, mas reflete o método.

Exposição da informação

Temos que apresentar a informação da maneira mais neutra possível para que a pessoa não interprete que somos ardente defensores do assunto (se formos muito ardorosos na exposição e defesa das ideias poderemos gerar desconfiança).

Debate

Se estivermos em grupo debatemos a ideia colhendo algumas percepções sobre o assunto para que efetivamente sejam consideradas para análise individual.

Reflexão

É necessário que o adulto pense de forma holística (integrada) sobre o assunto apresentado onde serão evidenciados potenciais efeitos na aplicação do novo conceito.

Busca de informação

É importante que se dê um tempo para que o adulto pesquise sobre o assunto para consolidar ou mudar sua percepção.

Aceitação

Esse é o momento crucial, pois se não se aceitar bem o conceito ou pelo menos der uma boa chance (uma colher de chá) para ver se funciona, provavelmente irá descartá-lo ou utilizá-lo de maneira forçada gerando péssimos resultados.

Uso da informação

O teste prático é um pré-requisito. O adulto "tem que ver para crer", portanto temos que considerar formas de experimentação e medição.

Performance

Se a etapa anterior for bem executada, ele conseguirá obter boa performance se tiver a oportunidade de repetir o uso do conhecimento com certa constância, pois boa performance só se obtém com uso contínuo.

Incorporação

Finalmente o novo conceito estará definitivamente incorporado, pois a partir de então o adulto começa a sugerir melhorias dentro do novo conceito.

Seminários, palestras, treinamentos padrões presenciais ou em EAD servem apenas para as fases iniciais do aprendizado, sem o devido acompanhamento do adulto nas fases de: uso da informação, performance e incorporação poderemos ter investido tempo em vão.

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