Previsão 2020, agora vai?
Lembram das previsões de crescimento para 2019? Não é segredo, basta dar uma pesquisada e encontramos previsões de crescimento variando de 8% a mais de 10% ao ano para o mercado brasileiro de tecnologia.
E como foi o crescimento de sua empresa? Ficou nessa faixa? Talvez um pouco abaixo, um pouco acima ou sei lá, talvez não tenha crescido.
O que sabemos é que o mercado não reagiu como todos esperavam, o crescimento do Pib deverá ser de 1,2% (se tudo der certo) praticamente a mesma taxa de 2018 (que foi de 1,1% sobre 2017).
Para 2020 já existe projeções para o Pib superiores a 2% e para o mercado de tecnologia há projeções de mais de 20%.
Vai acontecer?
Existem sinais concretos de melhoria da economia por causa das ações econômicas que estão sendo tomadas e isso é inegável.
Agora, o quanto que esse crescimento impactará no crescimento de sua empresa?
Sabe qual é a verdade? Sentimos, mais pode ser próximo a "zero".
Explicamos, as previsões de crescimento do mercado são importantes como dado adicional que contribui para as previsões que precisamos fazer para as nossas empresas, agora estão longe de serem o dado mais importante.
Quando fazemos uma previsão e definimos metas, necessitamos levar em consideração vários fatores estruturais da empresa e da equipe comercial ou iremos nos frustar no final do ano.
Para sermos mais assertivos, além da previsão do Pib e mais especificamente da previsão de crescimento do setor de tecnologia (que para 2020 apontam para 10x a taxa do Pib), temos que considerar três fatores importantíssimos:
geração de leads qualificados
geração de oportunidades comerciais e
geração de clientes
No processo de geração de clientes, temos que considerar:
número de vendedores (diretos e/ou indiretos)
histórico de vendas
maturidade dos vendedores e
taxa de conversão
Para vendas em clientes atuais, ainda temos que considerar:
nível de satisfação dos clientes e
mix de ofertas
Para vendas em clientes atuais e novos é de suma importância levar em consideração as seguintes variáveis das ofertas:
curva de maturidade
intensidade da concorrência e
diferenciais percebidos
Não é tão simples assim fazermos previsões. Temos que conhecer muito bem a realidade do mercado e o nosso posicionamento estratégico perante ele.