Não é fácil - Mais um ícone empresarial com problemas - Forever 21
Ficha técnica:
Tempo de existência: Mais de 30 anos
Faturamento anual: 4 bilhões de dólares
Países de atuação: Mais de 50 países
Situação atual: Concordata
O que deu errado?
Erro de estratégia empresarial, desprezaram dois fatores mercadológicos:
"e-commerce" e "novo perfil do jovem consumidor"
Ninguém consegue se manter e/ou crescer por mais de 30 anos se não for competente, certo? Correto!
A Forever 21 definiu sua estratégia:
público jovem e
custo baixo
Até porque esses dois fatores combinam, pois a princípio o público jovem tem um orçamento mais limitado.
Funcionou e muito. Chegar a mais de 4 bilhões de dólares de faturamento anuais não é para qualquer um.
Mas, o mundo gira e o mercado muda e ele é cruel com os empresários: não perdoa erros de estratégia.
A Forever 21 não se atentou a mudança do perfil dos jovens que não acreditam mais no "barato-descartável" e preferem pagar mais para um mundo mais sustentável.
Outro item foi a desconsideração pelo e-commerce. O foco era ampliar o market share através de lojas "físicas" não dando atenção devida ao mundo virtual onde ampliam de forma absurda o market share.
É uma história de sucesso sendo destruída pela não observação de 2 fatores mercadológicos!
Sucesso do passado não garante o presente e nem o futuro, reflitam sobre isso e qualquer negócio está em risco se não alinhar a estratégia da empresa às mudanças do mercado.