Orientação insuficiente ao cliente
Boa parte das empresas de tecnologia não possuem orientação suficiente ao cliente e muitas não terão tão cedo.
Fato é que não é fácil nos tornarmos uma empresa orientada ao cliente, pois exige por parte das empresas uma mudança cultural e quando falamos em mudança cultural sabemos que é mais demorado.
Interessante notar que muitos acreditam que suas empresas estão sim orientadas para o cliente e essa percepção por parte de alguns executivos acaba por obscurecer a visão.
Existem alguns sintomas que ajudam a nos alertar sobre nossa insuficiência no que diz respeito a orientação verdadeira ao cliente, vamos a algumas pistas simples:
boa parte dos colaboradores tem convicção de que atender clientes é coisa da área de vendas e no máximo do processo de suporte;
não existe um programa de treinamento para inserir novos colaboradores ao contexto do "customer driven" e
inexiste ações e/ou incentivos para fomentar a cultura do excepcional atendimento que devemos dar aos nossos clientes.
Para que possamos melhorar estrategicamente a orientação ao cliente em nossas empresas, devemos:
implementar ou evidenciar a "excelência no atendimento" como valor da empresa;
promover ações que produzam mais consciência ao quadro de colaboradores e
desenhar ou re-desenhar os canais de comunicação que o cliente tem com a empresa considerando sempre velocidade e qualidade nas respostas as suas demandas.