Propósito - Kotler estava certo
Está acontecendo uma mudança significativamente grande nas empresas, a nova geração está efetivamente preocupada a encontrar um propósito no que fazem.
Kotler, considerado o pai do marketing já tinha alertado em momentos anteriores que a "missão", "visão" e "valores" iram descer dos quadros das paredes das recepções e iriam ser incorporados no dia a dia das empresas porque o mercado exigia.
Muitos acharam "nada", porque não se informaram a respeito e outros não deram ouvidos, mas a nova geração que está assumindo a gestão das empresas tem outro perfil.
O "tom" mudou.
Não queremos minimizar a importância das regras que imperam no mundo dos negócios queremos apenas reforçar que existe "algo a mais" que passa a ser considerado, ou seja, o propósito.
Existe um questionamento mais intenso das pessoas sobre os porquês de tudo o que realizam e uma vez encontrado algumas diretrizes interiores, estendem o conceito para as empresas, pois querem encontrar pessoas que compartilhem dos mesmos propósitos.
Sabem onde isso vai dar? Muitos clientes acabarão se aproximando de determinados fornecedores e se afastando de outros.
O propósito não pode ser mais "quadro na parede", precisa ser verdadeiro, compartilhado e vivenciado pelos colaboradores.
Quem não o fizer irá correr um risco maior ainda, pois os próprios colaboradores irão se afastar e com isso desestruturar a empresa.
Propósito necessariamente é algo que precisa virar realidade o mais rápido possível.
Reflita!