Ninguém acerta sempre - Que o diga Jorge Paulo Lemann e Warren Buffett
Jorge Paulo Lemann e Warren Buffett dispensam apresentações, certo?
Pois bem, queremos ressaltar um dos assuntos que mais tem repercutido nas mídias empresariais: o grave problema de desvalorização de mercado da Kraft Heinz (sociedade resultante da fusão da Kraft Foods com a Heinz, realizada pela 3G Capital e Berkshire Hathaway).
É importante ressaltarmos que até megainvestidores como eles correm o risco sempre de tropeçar num grande problema apesar de todos os recursos que possuem para analisar a viabilidade dos negócios que decidem investir.
O que tira o sono deles? Um pequeno prejuízo de 12,6 bilhões de dólares no último trimestre de 2018.
E o que aconteceu?
Não conseguiram medir os impactos na baixa de vendas provocada pela opção de redes de supermercados mundiais em criar e comercializar suas próprias marcas de produtos em detrimento das marcas tradicionais da Kraft e da Heinz, claro, sempre mais baixas, mas com boa qualidade contando com o apoio dos consumidores.
Tanto Warren Buffett como Jorge Paulo Lemann não teriam condições de analisar os pontos positivos e negativos da criação da mega operação Kraft Heinz? Será que eles não conheciam as estatísticas sobre o crescimento das vendas dos produtos de marca própria nos supermercados?
É claro que sim. Mas, todo esse conhecimento e investimento em análises de mercado não foram suficientes para prever os reais impactos.
Não por isso eles deixam de investir. Logo, vamos nos acostumando a conviver com derrotas pontuais para evitar a paralisia empresarial que é uma doença ainda pior.