Desprezo pela área comercial - Não dá para crescer assim
"A maioria das empresas de tecnologia desprezam a área comercial"
Pode parecer forte, mas é realidade. As empresas de tecnologia tem a tendência de valorizar os processos técnicos de :
desenvolvimento de novos produtos;
manutenção do produtos atuais;
consultoria e treinamento de implantação e
suporte (help desk).
Não? Estamos exagerando? Bem, faça uma conta simples: some o total de colaboradores na área comercial e divida pelo total de colaboradores e multiplique por 100 para ter o resultado em percentual.
Ficou próximo de 30%?
Infelizmente em muitas empresas esse percentual é bem inferior. Qual a explicação?
Simples, vender é muito mais fácil que desenvolver, implantar ou manter os clientes não é verdade? Rssss.
Então? Sua empresa valoriza a área comercial? Quer ter resultados melhores? Os 30% atingidos são suficentes?
Claro que não, pois não adianta chegar ao percentual (número), mas ter vendedores de baixa qualidade. Una-se a isso, uma péssima condução comercial.
Para o sucesso comercial, é necessário ter quantidade (escala), qualidade (saber como se faz) e direcionamento (saber o que deve ser feito).