Coragem para demitir um produto/mercado
Se pensamos no mínimo 2 vezes para demitir um funcionário, imagine quanto pensamos antes de demitir um produto ou um mercado.
Demitir um produto/mercado é difícil para muitos e impensável para alguns.
Abrir mão de uma ideia que poderia revolucionar nossas receitas?
Bem, é melhor fazer isso antes que ele faça o oposto, ou seja, revolucione as suas despesas. Mas, e os investimentos realizados?
Serão perdidos! Mas, se não fizermos isso o rombo será maior.
Claro que temos que ter certeza que tudo foi definido corretamente (ou da melhor maneira possível):
mercado;
proposta de valor;
condições comerciais;
canais de distribuição e
meios de comunicação.
Agora tão importante quanto, é respondermos:
Há quanto tempo estamos tentando salvar o produto?
Quanto tempo despendido?
Quantas alterações de estratégia foram feitas?
Quando dinheiro foi investido?
E a pergunta mais importante:
"Quantos recursos estamos dispostos a investir?"
Lembro de um cliente que teve que tomar a decisão de abandonar uma de suas apostas. Foi muito dolorido, fora, que foi difícil admitir a "falha".
Mas, é melhor assim. Um erro de produto ou mercado pode drenar os recursos financeiros direcionados para investimento e acaba prejudicando a empresa como um todo.
Vamos ter coragem de demitir um produto antes que se pague um preços alto demais.