No processo comercial, seja de contas novas ou na base de clientes, está mais do que óbvio que temos que entender as necessidades dos demandantes, correto?
Esse lance de "entender" o que se precisa é vital para que possamos ofertar algo que faz sentido para o potencial ou para o cliente. Mas os erros aqui são muitos acarretando perdas, vendas que geram passivos ou até o temível churn.
No mercado B2B, o entendimento do que se precisa é levado muito a sério pelos bons profissionais da área comercial e existem várias técnicas que são aplicadas para alcançar esse propósito, umas melhores, outras nem tanto, mas bem ou mal procura-se identificar as necessidades que muitas vezes possuem um nível médio ou alto de complexidade. Essa complexidade muitas vezes "cega" os profissionais para o que é "simples" e é aí que alguns profissionais literalmente perdem a oportunidade de se destacar.
Não é porque é "simples" que é "menos valioso". Alguns profissionais entendem que quanto mais resolvermos coisas complexas, mais iremos nos destacar e isso não é verdade. Existem muitas coisas complexas de se resolver que efetivamente não vale muita coisa para o prospect ou cliente, já existem uma série de demandas simples que quando resolvidas geram muito valor.
Vamos considerar todas as demandas sejam elas simples ou complexas, pois o valor está no efeito gerado ao apresentarmos uma solução para elas independentemente do nível de complexidade.
As vezes é simples mesmo!