Uma grande preocupação de gestores encontra-se no correto direcionamento dos investimentos de marketing quanto ao melhor canal de divulgação para atração de potenciais clientes ou reforço da marca.
Resposta simples?
Não. Existem diversas variáveis que precisam ser consideradas para decidir quanto e em quais canais devemos investir.
Algumas dessas variáveis são:
Perfil do público-alvo
Maturidade dos consumidores
Características atuais de mercado
Complexidade da oferta
Regionalismo e
Estratégias da concorrência
Não existe um caminho a ser seguido, existem caminhos para serem testados. Existem múltiplos canais de marketing que podem ou não ser efetivos.
Não adianta investirmos numa estratégia tendo como base: "mas lá ou acolá, funcionou".
Criar, testar, medir e ajustar cada um dos canais de marketing é um caminho interessante para entendermos a aderência de cada canal a realidade da empresa. Claro que é preciso fazer isso da maneira certa, pois poderemos ser levados a crer que o canal "A" ou "B" são excelentes, quando não são.