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Uma grande preocupação de gestores encontra-se no correto direcionamento dos investimentos de marketing quanto ao melhor canal de divulgação para atração de potenciais clientes ou reforço da marca.

Resposta simples?

Não. Existem diversas variáveis que precisam ser consideradas para decidir quanto e em quais canais devemos investir.

Algumas dessas variáveis são:

  • Perfil do público-alvo

  • Maturidade dos consumidores

  • Características atuais de mercado

  • Complexidade da oferta

  • Regionalismo e

  • Estratégias da concorrência

Não existe um caminho a ser seguido, existem caminhos para serem testados. Existem múltiplos canais de marketing que podem ou não ser efetivos.

Não adianta investirmos numa estratégia tendo como base: "mas lá ou acolá, funcionou".

Criar, testar, medir e ajustar cada um dos canais de marketing é um caminho interessante para entendermos a aderência de cada canal a realidade da empresa. Claro que é preciso fazer isso da maneira certa, pois poderemos ser levados a crer que o canal "A" ou "B" são excelentes, quando não são.


Muitas empresas entenderam que marketing digital se resume apenas em utilizar os recursos do Google Adwords. Infelizmente é uma visão equivocada.

10% apenas dos internautas iniciam a navegação clicando nos anúncios.

Logo, estratégia digital é muito mais ampla. Envolve uma série de outras estratégias, tais como: blogs, marketing viral e informativos de valor.

Não se decepcionem caso concluam que os investimentos no Adwords deveriam ter melhores taxas de retorno.

Ninguém mais duvida que trabalhar com o Google Adwords não auxilie na geração de leads e no aumento da exposição da marca.

Agora dizer que esse é o principal recurso na estratégia digital, é errado. É “cômodo”, pois o Google tem facilitado cada vez mais a criação de campanhas, só que ele muitas vezes se torna um “caça níquel”.

Vemos verdadeiros absurdos no mercado. Por falta de conhecimento real sobre como montar uma estratégia digital, empresas apostam alto nos recursos no Google Adwords e depois se decepcionam.

A estrela do show, onde devemos concentrar nossos esforços e investimentos, é a BUSCA ORGÂNICA no Google gerada pela busca espontânea dos internautas onde o estratégias de conteúdo é que fazem total diferença.

Reflita sobre isso.


É indiscutível a importância das empresas adotarem boas práticas de mercado para permanecer e crescer no mercado.

Empresas de grande porte que continuam crescendo, sempre são foco de análises, pois com certeza possuem exemplos de estratégias de sucesso. Várias empresas de consultoria do mundo inteiro, estudam essas estratégias reunindo seu conteúdo em manuais de boas práticas de mercado e procuram implementar em seus clientes parte delas objetivando alavancar seus resultados.

Nós também fazemos isso. Só tem um ponto: assim como as pessoas, as empresas não podem perder sua identidade.

Não chamamos de "maria vai com as outras" as pessoas que não tem personalidade própria? Assim acontece com as "pessoas jurídicas".

Muitas empresas acabam por imitar as estratégias de empresas consideradas referência no anseio de melhorarem seus resultados e o efeito acaba sendo o inverso.

Para começar, implementar estratégias que dão certo em outras empresas não é garantia de sucesso. Isso é muito antigo. Décadas atrás Harvard fez um estudo do sucesso de campanhas de marketing adotas por uma determinada marca de cigarros. Meses depois perguntaram a ela se a recomendação valia para sua principal concorrente e ela prontamente disse "não". Esse "não" foi fundamentado por várias percepções, tais como: história do concorrente, momento que o concorrente passava, imagem a ser cultivada, etc... .

Com base nesse exemplo, várias discussões podem surgir, mas iremos nos ater a um ponto fundamental: "diferenciação".

Esse ponto pode levar a crer que as boas práticas de mercado são diametralmente opostas a diferenciação que deve ser defendida nas empresas. É necessário sabedoria na implementação de boas práticas de mercado e na correta preservação da identidade da empresa.

O que não pode ocorrer é a despersonalização da empresa na defesa da implementação das boas práticas, aliás, manter a identidade empresarial é uma boa prática.

O sucesso da empresa está fortemente atrelado ao seu desempenho comercial, certo? Na ânsia por continuar obtendo taxas elevadas de crescimento, as empresas podem ser levadas a adotar "boas práticas" que acabam afetando um de seus bens mais valiosos, claro, sua "identidade".

Quem vende sabe a importância que é termos diferenciais. Os diferenciais ajudam a fazer a diferença na mente de nossos potenciais clientes, assim deixando nossa marca. Fazendo isso, aumentamos a facilidade de sermos identificados pelo mercado.

Logo, não podemos perder nossa identidade. Se ela não é boa, aí o problema é outro.

Boas práticas de mercado se mal aplicadas, jogam contra nossa identidade, logo, cuidado com sua implementação.

Respeite sua identidade.

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