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Se tirarmos os aspectos relacionados ao mundo digital a inovação é próxima a "zero".

Mais uma vez surge um método que diz revolucionar as vendas (quem dera...).

Mas, se incluirmos as "redes digitais" temos pelo menos um "recurso interessante" para fazermos relacionamento, o que um vendedor faz desde "sempre".

A inovação está no "meio" não no fim. Um vendedor que não constrói um bom network ao longo de sua carreira, com certeza sofrerá muito mais, pois terá que intensificar o processo de prospecção.

Sempre fomentamos nosso relacionamento em contato com nosso mercado alvo através de reuniões, encontros empresariais, eventos especialistas, feiras, etc... .

O relacionamento está sim recebendo a influência da digitalização, vamos a alguns números interessantes:

  • São mais de 3 bilhões de pessoas utilizando algum tipo de rede social

  • 94,4% das empresas brasileiras (e seus colaboradores) estão presentes nas redes sociais e

  • 56% dos adultos on line usam mais de uma rede

Isso significa que temos um recurso de alto valor agregado para a área comercial estreitar relacionamento com seus potenciais clientes e clientes.

Não existe a possibilidade da "não utilização" das redes, apenas possibilidades e intensidade de utilização.

Alguns defendem a rede "A", outros a "B" e uma parcela a "D". Existe força e objetivo em cada uma delas e temos que nos concentrar naquela onde nosso público está para alcançarmos nossos objetivos.

Social Selling sempre existiu e sempre foi forte. Nós, "enquanto vendedores", fomos treinados para sabermos nos relacionar e estreitarmos cada vez mais o relacionamento com nosso público alvo.

É muito mais fácil fazer negócios com quem conhecemos, então, não questione "se" irá utilizar o social selling no mundo digital, mas sim "como" irá fazê-lo.

Reflita sobre isso.


Em 2020 a propaganda digital lidera o ranking dos investimentos

Dados da Zenith e Deloitte apontam os seguintes investimentos por tipo de mídia:

  1. 50% smartphones e computadores

  2. 28% televisão

  3. 7% jornais

  4. 6% outdoor

  5. 5% rádio

  6. 4% lojas

O que mais é preciso dizer? Nada. A pergunta é: "como está a estratégia digital de sua empresa?"

Muitas empresas apesar de fazer investimentos em marketing digital, não possuem estratégia digital sólida. Ela agora é um dos itens mais importantes para o bom resultado comercial.

Tudo precisa fazer sentido e "medido" ou resultados serão pífios e levarão ainda a certos questionamentos sobre a "efetividade" desse tipo de estratégia.

É duro, mas se sua empresa não está tendo resultado o problema não está no marketing digital, mas no seu departamento de marketing e vendas.

Contra fatos realmente não há argumentos, então reveja basicamente 03 itens (e tenha certeza que são complexos):

  1. Mercado (segmentos de mercado - curva de valor das ofertas)

  2. Estratégias de inbound marketing e

  3. Estratégias de outbound marketing

O resultado é que deve dizer se tem ou não uma estratégia vencedora.

Reflita sobre isso.

Quem é a Sage

A multinacional inglesa: Sage põe a venda suas operações. Líder mundial em software para gestão de pequenas e médias empresas. Presente em 23 países atendendo 3 milhões de clientes com o apoio de mais de 13.000 colaboradores.

Objetivo no Brasil

Concorrer com a Totvs e com a Sap no segmento de pequenas e médias empresas.

Fatos importantes

Há 8 anos desembarcou no Brasil e já adquiriu a empresa Folhamatic por quase R$ 400 milhões. Um pouco mais a frente, gastou quase R$ 50 milhões para adquirir a Sistemas (EBS), e a Cenize Informática.

Resultado

Assumiu que terá um prejuízo no Brasil de quase R$ 100 milhões (pode ser mais) e está a venda.

Reflexão

Ninguém está imune ao erro. A Sage não tem competência? Sendo uma líder "mundial" ? Obviamente tem. Esse fato reforça a necessidade de definirmos boas estratégias e acompanhá-las detalhadamente de forma "disciplinar" para que não tenhamos decepções como a Sage teve. Aliás, não é qualquer empresa que tem a possibilidade de perder mais de R$ 100 milhões, não é verdade?

Desde 2003 temos atuado junto a empresas com o intuito de ajudar a fortalecer suas estratégias para evitar justamente isso. Tivemos casos muito interessantes de valorização de empresas (atraindo investidores), redução do go to market de start up´s e de revitalização de empresas que já estão há um bom tempo no mercado. Acesse informações em: https://www.mercadoconsultoria.com.br/clientes .

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