Se tirarmos os aspectos relacionados ao mundo digital a inovação é próxima a "zero".
Mais uma vez surge um método que diz revolucionar as vendas (quem dera...).
Mas, se incluirmos as "redes digitais" temos pelo menos um "recurso interessante" para fazermos relacionamento, o que um vendedor faz desde "sempre".
A inovação está no "meio" não no fim. Um vendedor que não constrói um bom network ao longo de sua carreira, com certeza sofrerá muito mais, pois terá que intensificar o processo de prospecção.
Sempre fomentamos nosso relacionamento em contato com nosso mercado alvo através de reuniões, encontros empresariais, eventos especialistas, feiras, etc... .
O relacionamento está sim recebendo a influência da digitalização, vamos a alguns números interessantes:
São mais de 3 bilhões de pessoas utilizando algum tipo de rede social
94,4% das empresas brasileiras (e seus colaboradores) estão presentes nas redes sociais e
56% dos adultos on line usam mais de uma rede
Isso significa que temos um recurso de alto valor agregado para a área comercial estreitar relacionamento com seus potenciais clientes e clientes.
Não existe a possibilidade da "não utilização" das redes, apenas possibilidades e intensidade de utilização.
Alguns defendem a rede "A", outros a "B" e uma parcela a "D". Existe força e objetivo em cada uma delas e temos que nos concentrar naquela onde nosso público está para alcançarmos nossos objetivos.
Social Selling sempre existiu e sempre foi forte. Nós, "enquanto vendedores", fomos treinados para sabermos nos relacionar e estreitarmos cada vez mais o relacionamento com nosso público alvo.
É muito mais fácil fazer negócios com quem conhecemos, então, não questione "se" irá utilizar o social selling no mundo digital, mas sim "como" irá fazê-lo.
Reflita sobre isso.