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Brasil continua na zona de rebaixamento da produtividade mundial

A tabela acima mostra uma melhora do Brasil no ranking mundial de produtividade, mas mesmo assim continua entre os 10 países menos competitivos do mundo.

No ranking de 63 países ele ocupa 59a. posição.

E o que tem isso de positivo?

Tenho certeza que alguns leitores já adivinharam: para nós de tecnologia isso é literalmente "tudo de bom".

Mostra que continuamos a ter chance de participar do aumento da produtividade de nossos clientes abrindo grande espaço para melhoria em nossas soluções e/ou criação de novas.

Como diz o dito popular: Não estamos "torcendo para o coveiro", estamos apenas encontrando um mar de possibilidades dentro de uma real necessidade.

Não basta nós sabermos onde nossas soluções geram aumento na produtividade, nosso cliente deve saber usufruir deste benefício e deve se motivar para contar para os outros a boa experiência que obteve conosco.

Precisamos aprimorar os processos para que seja natural para nossos clientes obter o máximo de resultado com nossas ofertas: desenvolvimento, venda, implantação e suporte precisam estar aderentes a essa necessidade.

Quem fizer isso com certeza já obterá vantagem competitiva.


Vendedores

Não existe a menor hipótese de sairmos vencedores deste período se não trabalharmos ainda mais.

Meu avô tornou-se milionário vendendo chapas de aglomerado para empresas de móveis e vez por outra me aconselhava e claro que guardei alguns de seus conselhos, pois intuitivamente sabia que poderia de alguma forma me ajudar no futuro.

Um deles "cai como uma luva" para o momento "covídico" que estamos vivenciando.

Ele me dizia:

  • quando as coisas estão boas, trabalhe como se não estivessem

  • quando as coisas não estiverem boas, trabalhe mais ainda e

  • quando as coisas estiverem muito ruins, trabalhe ainda mais.

Sei que alguns podem alegar que ao invés de trabalhar mais, temos que trabalhar melhor, certo? Agora uma coisa não substitui a outra. Meu avô não dizia para que se trabalhasse de forma incorreta, pois se assim fosse com certeza ele mesmo não teria se tornado um milionário. Ele sempre trabalhou bem, o que fazia era aumentar o esforço a medida que o mercado demandava mais atenção.

Claro que ele não tinha acesso a todos os conceitos, metodologias e ferramentas que temos hoje em dia para nos apoiar a vender, o que torna o mérito dele ainda maior. Tinha que fazer muito, com muito pouco.

Creio que falta para muitos vendedores esse espírito de luta, na verdade de compromisso consigo mesmo.

Ele era um "simples vendedor" de chapas de aglomerado de madeira, mas essa foi a última profissão dele, pois até em rádio trabalhou. Nenhuma profissão lhe rendeu tanto quanto a de representante comercial...

Agora pessoal a regra é uma só: "nos esforçarmos mais". Ficar reclamando ou esperando que as coisas melhorem aceitando a vida como ela é, é uma atitude completamente equivocada.

Da mesma fora que algumas empresas apenas assistem a tempestade passar, outras enfrentam a tempestade de cabeça erguida porque não aceitam essa postura e partem para o ataque ao mercado e é claro que dá para ver quem levará vantagem daqui a alguns meses.

Portanto o tempo desperdiçado em reclamar ou aguardar, deve ser investido em muito mais trabalho, em muito mais esforço para que no momento adequado sejamos como sempre recompensados.

Reflitam sobre isso e bom trabalho.


As empresas que não se pautam pelos pilares da gestão são presas fáceis aos "ruídos empresariais". O que chamamos de ruídos podem levar a verdadeiras catástrofes fazendo a empresa constar das estatísticas de negócios que não deram certo. Sabemos que o mundo se renova constantemente, mas existem certas "verdades empresariais" que dificilmente serão substituídas. Sentimos muito aos empresários que caem no "canto da sereia" acreditando em modismos ou o que é pior, acreditando em pessoas que não nunca construíram nada, apesar de ser extremamente inteligentes conhecendo muito da "teoria das coisas". Vivemos um momento bem turbulento e para ele existe um ditado que diz: "em momentos de crise é que se separam os homens das crianças". No mundo empresarial "absolutamente nada" é fácil e não dá para gerir uma empresa sem aplicar os fundamentos da gestão empresarial que constam da figura acima:

  • Planejamento

  • Processos

  • Sistemas

  • Indicadores

  • Tecnologia e

  • Pessoas

Planejamento

"Para quem não sabe para onde ir, qualquer vento é favor (ou contra)". Foi a frase mais espetacular que guardamos dos tempos de Fundação Don Cabral, ela resume o que queremos dizer".

Processos

Enquanto conseguimos executar tudo sozinhos, conseguimos manter a qualidade, a partir daí somente com processos bem estruturados para que outras pessoas possam não só manter, mas aumentar a qualidade, logo crescimento empresarial somente com processos bem estruturados.

Sistemas

Processos que não são sistematizados, são difíceis de replicar, logo temos que sistematizá-los.

Indicadores

Processos sistematizados que não possuem indicadores de controle implementados, tomam muito tempo para serem analisados.

Indicadores encurtam o tempo de análise de informações e consequentemente da tomada de decisões.

Tecnologia

No segmento de tecnologia da informação, tecnologia é o cerne da questão. Conhecemos um empresário que nos disse uma vez: "sei a tecnologia que minha empresa irá começar esse ano, mas com qual vai acabar eu não posso garantir".

Pessoas

Nenhuma empresa de tecnologia da informação ou prestadoras de serviço ligados ao conhecimento consegue crescer sem um time de primeiríssima qualidade.

Se mão de obra é o maior custo de uma empresa de tecnologia é também o seu maior patrimônio.

Tudo o que já foi dito de capital intelectual, se aplica aqui.

Reflita sobre isso!

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