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O gráfico acima apresenta de forma genérica os números obtidos pelos clientes da mercado consultoria. São relativamente grandes porque nós trabalhamos com um número reduzido de clientes simultâneos sempre objetivando a qualidade das entregas.


Esses números foram obtidos seguindo orientações conforme a situação de cada cliente objetivando sempre engajar leads e clientes nos conteúdos de topo, meio e fundo de funil.


A força do conteúdo é notório principalmente no que diz respeito ao número de oportunidades geradas. Quando a empresa faz seu trabalho de inbound marketing corretamente, consegue ampliar seu mind share e acaba gerando muitas oportunidades comerciais, muitas vezes superando o número de oportunidades obtidas através dos esforços de outbound marketing.


O tempo que leva? Irá depender do posicionamento de cada empresa. Temos clientes que conseguiram bons resultados em 12 meses, outros em 18 meses a alguns em 24 meses.


A força da marca faz a diferença. Agora a qualidade do conteúdo faz ainda mais diferença no caso de marcas que ainda não conseguiram um bom posicionamento no mercado.


É sabido que quando vamos em busca de novas oportunidades, temos entre 5% a 10% de potenciais clientes que desejam evoluir num processo comercial, os demais não.


E aí perguntamos: o que fazemos com os 90% e 95% restantes? Muitas empresas literalmente não fazem absolutamente nada (e é nada "mesmo" a ação: "mandar e-mail de vez em quando" não funciona) e perdem a chance de procurar despertar o interesse nessa verdadeira massa de leads qualificados que não estão interessados (no momento) em comprar e é nesse ponto que entra a força das ações de inbound marketing.


Agora é preciso fazer um trabalho de qualidade. Muitas empresas terceirizam os conteúdos nas mãos de pessoas que trabalham apenas os chamados materiais de "topo de funil" que são os mais genéricos, os mais fáceis de produzir e não criam materiais de meio ou fundo de funil que são os mais especializados e por consequência, os mais atraentes.


E não adianta construir materiais de meio ou fundo de funil apenas técnicos, é necessário aplicar as técnicas de "copywriting" (escrita persuasiva) que visam "vender" as soluções para os potenciais clientes.


Se queremos resultados na captação de oportunidades comerciais, necessitamos investir com qualidade nas ações de inbound marketing.


Em 2020 foram mais de 30.000 leads que se interessaram pelos conteúdos produzidos pelos nossos clientes e claro que isso é diretamente proporcional ao número de oportunidades comerciais que foram ou serão geradas num futuro breve.


Muitas empresas entenderam que marketing digital se resume a utilizar esse excelente recurso do Google.

Infelizmente é uma visão equivocada, pois 10% apenas dos internautas iniciam a navegação clicando nos anúncios.

Logo, estratégia digital é muito mais ampla. Envolve uma série de outras estratégias, tais como: blogs, infográficos, e-books e informativos de valor.

Não se decepcionem caso concluam que os investimentos no Adwords deveriam ter melhores taxas de retorno.

Ninguém mais duvida que trabalhar com o Google Adwords não auxilie na geração de leads e no aumento da exposição da marca.

Agora dizer que esse é o “investimento” que deve ser feito para estratégia digital é “errado”. É “cômodo”, pois palavras-chave são montadas, campanhas de remarketing são parametrizadas e todos ficam aguardando.

É necessário muito mais, principalmente sólidas estratégias de SEO onde trabalhamos conteúdos considerando as palavras-chave de nossos negócios essa estratégia está ligada a fortalecer nosso posicionamento no Google de forma orgânica e mesmo assim não é nada fácil.


“A cada 18 meses o conteúdo digital DOBRA” nos servidores de todo o mundo". Parem um minuto para analisar essa informação e imaginem o quanto teremos que nos tornar relevantes a cada ano para que as ferramentas de SEO realmente funcionem.

Por falta de conhecimento real sobre como montar uma estratégia digital, algumas empresas continuam apostando 100% dos recursos no Google Adwords, mas continuam reclamando dos resultados (também pudera...).



Planos de carreira, cargos e salários, PPR são práticas importantes utilizadas pelas empresas para dar um norte ao quadro de colaboradores da empresa.


Ajuda a reter? Claro que sim, entre uma empresa que não possui um RH estruturado e uma que tem, com certeza as pessoas irão preferir a segunda opção.


Agora isso já é considerado básico e a muitos anos outras estratégias de remuneração tem sido "a cereja do bolo" para reter "talentos" na empresa.


Falar que pessoas são importantes para qualquer negócio é algo óbvio, apesar que em muitos segmentos, o número de pessoas que são realmente importantes para o negócio é bem reduzido (segmentos onde a automação sempre esteve presente, como a indústria por exemplo). Agora nos segmentos onde existe a demanda pelo uso intensivo de conhecimento como o de tecnologia, a história é outra.


Sempre teremos em nosso time pessoas mais e menos capazes e temos que identificar bem para que possamos aplicar técnicas de retenção de talentos (e não de pessoas), mais atraentes.


As formas tradicionais de remuneração, não privilegiam os talentos, eles remuneram as pessoas de forma muito equitativa. Os aumentos previstos na estrutura de cargos e salários normalmente não retém pessoas talentosas, é quase um default. O PPR (Plano de Participação nos Lucros) nivela a bonificação e não destaca os talentosos, estes precisam mais reconhecimento pelo simples fato de gerarem mais resultado advindo de suas ações na empresa.


Pela tentativa de agradar a todos, diariamente empresas perdem talentos e estes são de difícil reposição. Já é péssimo o entra e sai de colaboradores, agora perder profissionais talentosos pode significar aumentar o risco de nossa empresa. Temos que retê-los e não fazemos isso aplicando apenas as estratégias tradicionais, precisamos de algo mais.


Existem outros fatores que também precisam ser considerados nas empresas de tecnologia, tais como a atualização tecnológica no que diz respeito aos programadores e ambiente de trabalho.


Reflitam sobre isso

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