Sua empresa comete este pecado mortal? Observe os seguintes sinais:
Pesquisa de mercado - Há mais de 03 anos não é realizada
Os clientes não compram no volume esperado
Existe um número elevado de reclamações
Pesquisa de mercado - Há mais de 03 anos não é realizada
Fazer pesquisas de mercado, é se importar com as demandas dos clientes. É perguntar a ele, não se ele está satisfeito com a situação atual, mas o que ele percebe que poderíamos fazer melhor e isso é fundamental que seja executado com os clientes-alvo para que não ocorra dispersão de investimentos.
E quais são nossos clientes-alvo?
Um dos pontos fundamentais é saber se efetivamente conhecemos nossos clientes-alvo. Isso muitas vezes não é tão fácil como se imagina e acontece pelo movimento natural dos negócios. As vendas são realizadas para uma série de clientes com perfis bastante distintos e podemos dizer que é daí que surge o problema de não compreendermos os clientes-alvo: "nem sabemos direito quais são".
Os clientes não compram no volume esperado
Esse sinal por si só, já é um grande alerta para nossas estratégias. Podemos estar passando por um problema de atendimento? Sim, mas também podemos estar não ofertando corretamente nossos produtos e serviços, pois eles acabam não agrando 100% ninguém.
Já tivemos clientes que precisamos alterar o direcionamento estratégico da empresa, pois atendiam diversos segmentos de mercado, mas nenhum era atendido 100% ou pelo menos se tinha a intenção de atendê-lo.
Existe um número elevado de reclamações
Esse sinal tem acontecido em muitas empresas. A tendência de muitos é tratar o efeito da reclamação, mas não sua causa. É claro que fazendo isso, pelo menos a curto prazo, as reclamações diminuem, agora em pouco tempo os clientes voltam a reclamar se não do mesmo problema, de outros correlatos.
Para superarmos esses desafios precisamos:
Definir os clientes-alvo por critérios analíticos (rentabilidade, similaridade de necessidades, volumes, etc);
Fazer pesquisas detalhadas sobre suas necessidades/desejos;
Fazer análises críticas sobre cada reclamação e
Gerenciar essas informações através de softwares apropriados.