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Atente-se aos seguintes sinais:

  • Sua empresa não identificou nenhuma grande oportunidade ultimamente

  • A maioria das novas ideias fracassou


Sua empresa não identificou nenhuma grande oportunidade ultimamente


Pergunte a si mesmo: quantos produtos e serviços novos foram lançados nos últimos 5 anos. 30% da receita precisa vir necessariamente de produtos novos é a diretriz da 3M no mundo. Imagine o quão distante estamos dessa realidade.


A maioria das novas ideias fracassou


Boas oportunidades podem ser arruinadas por uma gestão incompetente do processo de desenvolvimento de novas ofertas.


As soluções são simples d entender:


  • Crie um sistema para estimular o fluxo de novas ideias e

  • Utilize sistema de criatividade para gerar novas ideias vindo da observação do ambiente externo à empresa: clientes, concorrentes e ambiente econômico.

Lançar novas ofertas precisa ser um processo na empresa e não um projeto. Deveria ser algo normal lançarmos novas ofertas seja através da melhoria de funcionalidades existentes ou de novas funcionalidades, mas infelizmente não é isso que temos visto.


Muitas empresas estão completamente engessadas e não tem conseguido superar os desafios para obter o benefício de novos lançamentos.


Estar a frente da concorrência, não é para qualquer empresa. Precisa ter competência, arrojo e vontade.


Muitas vezes as oportunidades estão na nossa frente, bastando erguer os braços para pegá-las, mas por não estarmos dispostos a inovar não conseguimos ver corretamente e perdemos a chance.




Atente-se aos seguintes sinais de insatisfação de :

  • Funcionários

  • Canais de distribuição e

  • Investidores


Funcionários


Com o tempo um funcionário insatisfeito tem o poder de sabotar a empresa inteira. Veja a rotatividade do pessoal, descumprimento das políticas internas e percepções negativas da empresa.


Canais de distribuição


Não se importam mais se desempenham bem ou não, índice de reclamação elevado, não seguem e não se importam mais com as orientações estratégicas e sinalizam não confiar mais na empresa.


Investidores


Dizem claramente que estão insatisfeitos, sinalizam não acreditar mais nos planos apresentados e manifestam um sentimento de nervosismo e preocupação.


Soluções


  • Tenha um setor de recursos humanos e não apenas de departamento de pagadoria

  • Esteja muito próximo as canais de distribuição, precisam ter absoluta certeza que são parte importante da estratégia da empresa e

  • Gerencie melhor as relações com os investidores.


Observe os sinais que provam que sua empresa não monitora corretamente a concorrência. Sua empresa:

  • Se concentra nos concorrentes próximos ou errados

  • Não monitora as tecnologias disruptivas

  • Não tem um processo/sistema de coleta de informações

Se concentra nos concorrentes próximos ou errados


Existe uma espécie de "rixa" entre determinados segmentos/empresas. Aqueles que foram "eleitos/aceitos" como concorrentes são monitorados e quem não está (e são alguns...) literalmente conseguem crescer com menos concorrência.


Não monitora as tecnologias disruptivas


Outra situação comum acontece quando a empresa não vê que sua solução corre o risco de vida com o surgimento de outras tecnologias. Em todos esses anos de consultoria, infelizmente vimos isso acontecer com certa frequência. Um caso nos chamou muito a atenção. A empresa foi visitar um cliente(fazia tempo que não fazia isso...) e quando lá chegou foi comunicada que o solução estava sendo desligada, pois não era mais necessária. Com espanto, foi verificado que realmente ela não precisava mais, pois a principal caraterística do produto não tinha mais razão de ser com a implementação de uma outra solução (ainda um pouco desconhecida no mercado) que mudava o jeito de se trabalhar (disrupção). Excelente cliente foi perdido, não restava mais nada a fazer.


Não tem um processo/sistema de coleta de informações


Normalmente as empresas "sabem" o que acontece com seus concorrentes, mas não monitora. Isso literalmente é um absurdo, pois muitas estratégias podem ser implementadas com base na concorrência. Muitas ações da concorrência aparentemente inofensivas tem o poder de gerar muitos estragos no mercado.


O que deve ser feito


  • Crie uma área de inteligência de negócios e nomeie um responsável

  • Contrate profissionais da concorrência

  • Mapeie corretamente os concorrentes sem menosprezar ninguém por mais inofensivo que pareça

  • Fique atento a tecnologias que podem substituir suas soluções

  • Se tiver que imitar a concorrência para manter seu negócio, não tenha pudores e faça.

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