É comum sermos questionados quanto ao tamanho ideal da equipe comercial para cada negócio:
Qual o número de SDR´s precisamos?
Quantos BDR´s são necessários?
Quantos vendedores?
Quantos analistas de marketing?
...
Existe uma correlação direta entre o que se quer vender (meta) com o tamanho da equipe comercial, é verdade.
Só existe um detalhe:
Mesmo diante de uma meta mais agressiva, prefira sempre uma equipe comercial mais enxuta, mas a melhor que seu dinheiro puder pagar.
Muita gente continua não acreditando nisso e desperdiça recursos financeiros tentando montar equipes que na verdade não trarão o resultado almejado pelo simples fato de não serem de boa qualidade.
Mas por que fazem isso? A desculpa é que não se encontra gente boa no mercado e que o volume se faz necessário para que uma peneira de bons profissionais naturalmente acabe se formando na empresa estimulando a seleção de quem fica.
Entendemos o ponto de vista, mas o que acontece na maioria dos casos é uma confusão imensa na gestão dessas equipes e a produtividade, até dos bons, acaba baixando.
Essa estratégia não tem se mostrado consistente, por isso, prefira equipes menores, mas de elite. Caso não encontre, seja criativo para preparar uma equipe vencedora.