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Na verdade não é tão difícil assim imaginar como será após uma declaração bastante contundente de um dos maiores especialistas em marketing que o mundo já viu: Philip Kotler, já a alguns anos ele declarou: "Instabilidade virou regra" os ciclos econômicos serão tão curtos que praticamente inexistirão. Descobrir as inflexões: picos de crescimento e depressão/estagnação econômica será um esforço hercúleo, dispendioso e ineficaz.


Estamos a 20 anos prestando serviços de consultoria para empresas de tecnologia e a cada ano que passa temos comprovado a força desta declaração.


Não há a mínima condição de esperarmos os "bons ventos" e com isso queremos dizer aguardar que a economia melhore para então colocarmos nossos planos no ar.


Mais do mesmo


Com exceção de catástrofes mundiais como o que vivenciamos anos atrás com a pandemia ou o que alguns países vivenciam hoje, tais como Ucrânia e Israel tudo vai continuar do mesmo jeito, ou seja: o crescimento do pib mundial ficará em média 5,5% (pouquíssimo países mais e muitos menos) e o Brasil mais uma vez (como sempre) não deverá alcançá-lo ficando bem abaixo.


Contas novas - Aquisição de novos clientes


Nosso mercado continuará disputadíssimo dificultando ainda mais a conquista de novos de novos clientes.


Vendas na base


Não teremos folga também em nossa base de clientes, pois muitos irão se tornar ainda mais exigentes dificultando as vendas.


Desempenho da força comercial


Poucos vendedores e/ou canais de distribuição terão bom desempenho comercial.


Novas ofertas ou novos mercados


Não terão o desempenho esperado, muito esforço será preciso para que eles decolem e os números ficarão muito aquém do desejado.


Baixas taxas de conversão das oportunidades em vendas


Em média ficarão abaixo dos 15% por vendedor/canal de distribuição gerando um esforço extraordinário do marketing e dos vendedores para gerarem um alto número de oportunidades comerciais para tentar chegar perto das metas estabelecidas no final de cada trimestre (muito mais trabalho para quem converte menos).


Metas


Definidas, mas com aquela sensação de que mais uma vez não serão alcançadas.


Excelência técnica X Excelência comercial


A Totvs ganhou. Anos atrás fui sócio de 02 franquias de uma empresa adquirida pela Totvs e na época o ecossistema que pertencíamos fortalecia sempre a qualidade do produto e dos projetos muitas vezes em detrimento as vendas e foi a falta de agressividade comercial que acabou nos transformando em "comprados" e não em "compradores".


Crescimento em 2024


Se sua empresa já passou dos 5 anos de existência e parou de computar crescimento de 3 dígitos muito facilmente, sendo uma empresa mais madura muito provavelmente não conseguirá aproveitar a janela de crescimento de 20% ao ano que ainda existe em muitos mercados no segmento de tecnologia.


Você já sabe...


Se concorda que muito do que foi dito acima faz parte da realidade de seu negócio e ainda está muito focado em ações nos processos de produto, suporte ou desenvolvimento sem ter ações diferenciadas e contundes nas áreas de vendas e marketing pode acreditar que seu crescimento, se realmente crescer, será muito baixo.


O crescimento baixo é um realmente um problema?


Uma empresa que não cresce em seu faturamento, falece! Infelizmente tem prazo de validade. No DNA de uma empresa tem um item chamado "crescimento constante" se isso não ocorrer, ela não atrairá mais: clientes, talentos humanos (que tanto precisamos), parceiros de negócio, investidores e por fim o crescimento dos concorrentes acabarão por sufocá-la e ela começará a perder seus talentos e clientes entrando numa espiral descendente.


Inove as ações comerciais


2024 começou e o que efetivamente está sendo feito de diferente para o alcance de melhores resultados?


Se suas ações comerciais se resumem em "mais do mesmo", então na verdade você já sabe qual será o seu resultado.










Pesquisa recente de uma oferta de software bem importante no mercado, a de sistemas de ERP aponta para um erro estratégico, mas mais comum que se imagina.


Poderia ser qualquer outra oferta com características de venda complexa e o resultado seria similar, pois nesses anos de consultoria "não tratar bem o cliente" parece ser algo comum nas empresas de tecnologia.


Mas você pode dizer: "nós tratamos bem nossos clientes", pois além da área de suporte, temos uma área de customer success que apoia os clientes internamente.


Mas, muita gente esquece de uma regrinha básica de atendimento que de certeza é a mais importante de todas, sabe qual é? Fazer com que o cliente utilize a oferta que comprou em sua plenitude, ou o mais próximo disso entregando o que ele efetivamente comprou. E isso ocorre? "NÃO ISSO NÃO OCORRE". Os produtos normalmente são subutilizados pela grande massa de clientes e na maioria das vezes por nossa culpa e isso e essa pesquisa, realizada pela BCG, Boston Consulting Group, aponta para isso.


O número é alto: "de 50% a 70% dos projetos de ERP não atingem seus objetivos". Como é que o boca a boca vai funcionar bem?


Segundo o relatório do Boston Consulting Group (BCG), os programas de ERP não alcançam seus objetivos, deixando a produtividade estagnada, os custos elevados e a complexidade técnica intransponível.


Que beleza, não? As coisas começam erradas nas vendas, continuam erradas na implantação e seguem erradas no suporte e/ou customer success (é óbvio).


Se tivéssemos tido preocupação sincera no momento da venda e aplicado corretamente as técnicas de venda consultiva, com certeza estaríamos evitando a maior parte dos problemas, pois esse tipo de coisa gera feedback negativo e o boca boca irá resultar em menos vendas.





Não tem como fugir da matemática para fazermos previsões. Vejo que isso é um assunto "dominado" por praticamente todas os profissionais. O que tem acontecido é a falta de uma correta análise dos fatores geradores destes números e esse é o fator que mais provoca os equívocos nas previsões.


As previsões de vendas normalmente são "rasas" e é comum se considerar três dados apenas: "desejos", "números realizados" e "uma percepção do mercado".

Mas, esses dados não são suficientes, há outros. Além, do que esses três dados poderão estar errados, querem ver?


Desejos


Alguém ou um grupo de pessoas desejam algo completamente fora da realidade.


Números


Os números considerados são reais, mas os fatores geradores são atípicos por uma série de razões.


Percepção


As percepções de empresas especializadas em projetar o mercado "nunca" consideram particularidades e quem está a algum anos no mercado já vivenciou situações de crescimento numa previsão de mercado ruim e situações de estagnação em previsões de crescimento do mercado. Cada segmento de mercado ou oferta tem suas particularidades.


Por isso olhar apenas esses três fatores não garante nada, se faz necessário uma análise mais profunda e o objetivo deste e-mail é sugerir algumas dicas para fundamentar melhor as previsões de vendas, é necessário que se considere os seguintes fatores:

  1. Desejo dos gestores

  2. Histórico de no mínimo 24 meses (preferência de 36 meses) considerando, vendedores, ofertas e segmentos de mercado

  3. Eficiência dos seus processos comerciais (considerar o quão produtiva é a área)

  4. Momento da empresa (é uma startup? é uma empresa consolidada?)

  5. Informação de crescimento médio do mercado de tecnologia

  6. Informação do crescimento de alguns concorrentes (se disponível)

  7. Expectativas de crescimento do mercado

  8. Negociações incomuns que geraram grandes contratos

  9. Momento da oferta (é uma oferta startup? é uma oferta consolidada?)

  10. Períodos e potenciais razões do reduzido volume de vendas ou de grandes volumes de vendas

  11. Análise dos ganhos (lições aprendidas)

  12. Análise das perdas (perda "mesmo" e não negociações que foram canceladas ou colocadas em stand by pelos prospects)

  13. Distribuição das vendas por oferta

  14. Distribuição das vendas por mercado

  15. Senioridade dos vendedores

  16. Tickets médios por oferta

  17. Tickets médios por segmento de mercado

  18. Taxas de conversão em vendas da empresa e por vendedor

  19. Taxas de conversão dos processos de marketing de visitantes até a marcação de reuniões

  20. Eficiência da marcação de reuniões das células de prospecção

  21. Lead time de vendas por oferta e segmento de mercado

  22. Volume de negócios no funil de vendas para iniciar 2024 considerando o volume de negócios que ficaram em stand by e

  23. Ações que foram realizadas para o alcance dos números e ações que serão colocadas em prática para o alcance das metas

Precisamos unir de forma inteligente:

  • Desejos

  • Percepções

  • Situações de mercado e

  • Números reais e seus respectivos fatores geradores para podermos aumentar nossas chances de acertarmos os números.

Com relação as ações, bem aí o caminho aqui é diverso porque dependerá de uma análise fria da estratégia comercial, uma análise SWOT é condição para que as ações sejam construídas em prol do atingimento das metas. Conhecendo as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades com certeza iremos aumentar nossa margem de acerto e claro que é condição sine qua non termos excelência na execução das ações ou não só não iremos atingir as metas, mas iremos investir de forma equivocada.


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